quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Notas

1 - O PEN Clube Português vai indicar os poetas António Ramos Rosa e Herberto Helder para o Nobel da Literatura deste ano. Em comunicado anteontem emitido, o PEN Clube informou que os dois autores obtiveram o mesmo número de votos entre os sócios, reunidos em assembleia geral - uma situação inédita na história da filial portuguesa, criada em 1974. Agustina Bessa-Luís e António Lobo Antunes foram os escritores que mais se aproximaram de Ramos Rosa e Herberto Helder na votação. (Público, hoje)

2 - Os quatro maiores bancos privados portugueses registaram lucros de quase dois mil milhões de euros em 2006, mais precisamente 1935,5 milhões, um crescimento de 30,5% face a 2005.(DN, hoje, por Paula Cordeiro)

3 - São cerca de 48 mil os profissionais que estão a trabalhar na administração pública e que não têm garantido o subsídio de desemprego, se ficarem sem trabalho.
Trabalham em instituições de ensino superior, escolas, hospitais e nos mais variados serviços do Estado. Em comum têm o facto de terem celebrado um contrato administrativo de provimento (um tipo de vinculação provisória ao Estado) que os coloca de fora desta protecção social, no caso de ficarem sem emprego, denunciam os sindicatos do sector. (Público, hoje, por sabel Leiria e João Manuel Rocha)