domingo, 15 de julho de 2007

Coisas do fim-de-semana

Teatro
Capa do programa da peça "O Avarento ou a Última Festa", de José Maria Vieira Mendes (a partir de "O Avarento", de Molière), apresentada pelo Teatro Praga no Teatro Nacional de São João, no Porto, entre 27 de Junho e 8 de Julho.
O programa tem 24 páginas e não fala apenas da peça. Celebra, também, os 12 anos de vida do Teatro Praga. Textos de Jacinto Lucas Pires (escritor), Tiago Bartolomeu Costa (crítico de dança) e Peter Sloterdijk (filósofo).
Em Janeiro de 2008, a peça vai estar em Montemor-o-Novo e em Lisboa.

Jornais
O número de Julho da edição portuguesa do "Le Monde Diplomatique" tem um artigo muito interessante sobre o "individualismo de massas" na Califórnia. É assinado por um antropólogo, Christian Ghasarian. Excerto: "Em São Francisco e em Berkeley, duas cidades da Califórnia pouco representativas do resto do país mas bem americanas, certas «transgressões» relativas à aparência física ou à «identidade» suscitam uma crescente indiferença. O anticonformismo reinante deixa de corresponder a uma contracultura e, transformado num modelo de comportamento individual, modela o modo de vida local. Este tipo de subversão satisfaz os que a protagonizam, mas já não incomoda ninguém."