sexta-feira, 21 de março de 2008

Bravas lésbicas

É preciso dar os parabéns ao Bernardo Mendonça pela reportagem sobre lésbicas que assina hoje no "Expresso" (excerto em vídeo aqui). Parabéns a ele e às visadas. Por isto:

- a assunção pública de homossexualidade de Solange F., apresentadora do programa "Curto-Circuito", da SIC Radical; além da cantora Dina, numa reportagem da SIC, em 1996, nunca uma figura pública lésbica se assumiu publicamente em Portugal;

- ter o jornalista conseguido juntar numa só reportagem, e em "on", seis lésbicas, quando é certo que as lésbicas são muito mais avessas à exposição pública que os homens gays.

Agora, é preciso ver a profissão delas: consultora de Recursos Humanos, empresária de restauração, produtora de espectáculos, editora, gestora de [crédito] de risco e apresentadora de TV.
Ou seja, são todas profissionais liberais, por conta própria ou quadros qualificados. Isso não é nada despiciendo. Fossem assalariadas comuns e, quase de certeza, não se exporiam desta forma, por receio de represálias. E isto não é igual a dizer que elas não são corajosas. São.
Mas são lésbicas urbanas, instruídas, em ambiente social mais ou menos favorável. O país real gay não é feito delas. É feito de lésbicas como aquelas de que falou o "Correio da Manhã" há dias. Vivem em Viana do Alentejo e são acusadas de bruxaria por alguns vizinhos.
(foto de Tiago Miranda)

P.S.: Já agora, tomo boa nota do facto de o Bernardo ter lido o primeiro parágrafo deste artigo com atenção.