sábado, 29 de março de 2008

Selvagens

O Ministério Público, que anda desvairado de preocupação com a birra da menina do telemóvel, não vai investigar isto?

O "Expresso" diz hoje que uma agência de viagens pagou a uma pessoa para ser abandalhada por estudantes portugueses de férias em Lloret de Mar, na Catalunha. Essa pessoa é o "Emplastro" e obviamente aparenta possuir anomalia psíquica (como na formulação usada para proibir a venda de bebidas alcoólicas).

Mesmo assim os selvagens da agência de viagens estão a usá-lo como "oportunidade de negócio". Se isto não é um atentado à dignidade humana, que é então?

Excerto da reportagem:

"E para que dúvidas não restassem, o quadro é completado com Fernando Jorge da Silva Santos, o «emplastro» do Futebol Clube do Porto. Tem 37 anos e a sua fama resulta do dom único de ser atraído como um íman para todas as câmaras fotográficas e de imagem que lhe surjam num raio de cinco quilómetros. «Um golpe de génio», confessa Miguel Nicolau, um dos responsáveis da SporJovem, a empresa líder de mercado no negócio das viagens de finalistas.

Azar, porque a ideia partiu de Nuno Macedo, da concorrente Mundo Jovem, outra das agências que disputa taco-a-taco o mercado de Lloret de Mar e a quem todos os outros tiram o chapéu depois de verem o sucesso do «emplastro». Com uma camisola da agência vestida e olho em qualquer telemóvel ou máquina fotográfica que exista nas redondezas, Fernando avançava implacável e exigia ficar em todos os retratos. Não restam dúvidas de que nos álbuns de fotografia de quase todos os 15 mil estudantes que passaram este ano em Lloret haverá um anúncio subliminar e, claro, à borla...

«Este é um target muito apetecível, e muitos aproveitam esta oportunidade de negócio», diz Filipe Paulino, colega de Miguel Nicolau na SporJovem. Ambos entraram nesta carreira depois de uma viagem de finalistas passada em Lloret de Mar. No ano seguinte, foram convidados a voltar, a captar associações de estudantes, a acompanhá-los e a recolher dividendos." texto de Rosa Pedroso Lima, foto de Rui Ochôa