"O papel da Comunicação Social na esmagadora maioria dos processos sobre pedofilia em todo o mundo tem sido simultaneamente responsável e irresponsável, sério e manipulador, justo e perverso, mentiroso e clarificador, difamatório e defensor dos direitos dos cidadãos, informativo e persecutório, incompetente e de alta qualidade, honesto e sem escrúpulos.
A cada um destes adjectivos corresponde normalmente uma publicação, um canal de televisão ou uma estação de rádio que escolhe, à partida, um dos três campos possíveis: o da acusação (sem qualquer juízo crítico), o da defesa (sem qualquer distanciamento) ou o da simples Verdade. Ou um quarto: o dos vendedores da banha da cobra. A esses interessa é vender, mesmo que o produto prejudique a saúde.
No caso Casa Pia encontramos de tudo isto. Assim, tenho como projecto de segundo livro um estudo sobre o comportamento da Imprensa e Televisão portuguesas neste caso polémico e estranho, mas que, já não tenho dúvidas, obedece a padrões bem conhecidos."
Carlos Cruz, Preso 374, Oficina do Livro, 2004
A cada um destes adjectivos corresponde normalmente uma publicação, um canal de televisão ou uma estação de rádio que escolhe, à partida, um dos três campos possíveis: o da acusação (sem qualquer juízo crítico), o da defesa (sem qualquer distanciamento) ou o da simples Verdade. Ou um quarto: o dos vendedores da banha da cobra. A esses interessa é vender, mesmo que o produto prejudique a saúde.
No caso Casa Pia encontramos de tudo isto. Assim, tenho como projecto de segundo livro um estudo sobre o comportamento da Imprensa e Televisão portuguesas neste caso polémico e estranho, mas que, já não tenho dúvidas, obedece a padrões bem conhecidos."
Carlos Cruz, Preso 374, Oficina do Livro, 2004