quarta-feira, 27 de setembro de 2006

3 de Outubro, dia mundial dos direitos digitais

OPINIÃO
Um artigo no Open Democracy chama a atenção para o movimento DefectiveByDesign, que está a organizar um protesto global para a próxima terça-feira, dia 3 de Outubro, frente às lojas da Apple. Os seguidores do movimento estão, e bem, contra o sistema DRM que a Apple instala nas músicas sacadas através do iTunes. Músicas pagas, portanto, pelo utilizador.
Quem as quiser, por exemplo, copiar para um CD para ouvir no carro ou emprestar ou fazer cópia de segurança não pode. Porque as músicas do iTunes têm acoplado o sistema DRM, que bloqueia qualquer possibilidade de reprodução.

Assim de repente, vem à memória o caso de um álbum dos Da Weasel. Há uns dois anos. O sistema anti-cópia intalado era de tal forma robusto que o CD nem tocava nos leitores de computador. Simplesmente, não tocava.

A indústria da música está em crise.
A pirataria está a desorientar as editoras, que durante muitos anos, muitos mesmo, tiveram lucros brutais com a venda de fonogramas. Essa era, é bom que se habituem, acabou. E não parece de todo razoável as editoras recorrerem a expedientes mais ou menos ilegais para tentarem ter lucro duas ou três vezes com o mesmo utilizador e a mesma canção.
Porque o que se é passa é simples: se não posso copiar
para um CD certo tema que comprei na net e que só toca no computador, ou não o faço, e é o meu direito de propriedade sobre o objecto (imaterial) que está em causa, ou tenho de fazer um segundo ou um terceiro download, pagando novamente.