sexta-feira, 29 de setembro de 2006

A carta de Otelo

OPINIÃO
Otelo Saraiva de Carvalho escreveu uma carta ao director do Público, rebantendo alguns factos citados numa reportagem sobre o reencontro em Lisboa de Mário Soares com Frank Carlucci. Publicada hoje.

"Bateram casualmente os meus olhos na primeira página do Público de dia 23, e apressei-me a folheá-lo para, lendo a re­portagem produzida por Teresa de Sousa sobre o "Reencontro histórico" protago­nizado por Soares e Carlucci, confirmar algumas das suspeitas que mantenho sobre o chamado "Verão quente de 75" e o papel por ambos desempenhado durante aquele "ano de brasa" do período revo­lucionário ("o sempre saudoso PREC", como sempre dizia o nosso querido Zeca Afonso) que os portugueses viveram após o 25 de Abril 74.

Para lá de algumas confirmações obti­das, uma claras, outras, lidas nas entreli­nhas, a reforçarem a tese que publicamen­te tenho expendido sobre quem, o porquê e o como do fim da "revolução socialista" acontecido em 25 de Novembro 75, condu­ziu-me a leitura da reportagem à necessi­dade de remeter esta carta com vista à re­posição da verdade, já que, parafraseando Soares, que aprecia os americanos porque eles "gostam que lhes digam a verdade", tenho a impressão muito nítida de que os portugueses também disso gostam, motivo que me leva a apreciá-los muito e a não desejar, também por isso, que eles sejam enganados com falsas declarações.

Assim, contrariando as fantasiosas reminiscências dos dois gerontes produ­zidas perante a jornalista, afirmo catego­ricamente:

1 - Nunca conheci pessoalmente Frank Carlucci.

2 - Portanto, nunca almocei com Frank Carlucci.

3 - Nunca pedi a Frank Carlucci a sua morada em Lisboa e nunca mandei "al­guns soldados " para fazer a sua segurança a seu pedido.

4 - A única vez em que falei com Frank Carlucci foi em 11 de Março de 75, quando fez uma chamada telefónica para o Copcon, que eu comandava, no rescaldo dos aconte­cimentos, para me perguntar se era verda­de eu ter afirmado a uma estação de rádio de Lisboa ser minha convicção que o novo embaixador americano em Portugal era um homem da CIA e que alguma coisa te­ria que ver com a tentativa de golpe militar que tinha acabado de se verificar e que fora rapidamente jugulado por forças militares sob o comando do Copcon. Afirmações que não só ratifiquei como ainda acrescentei que, pessoalmente, o considerava persona non grata em Portugal e que, se fosse primeiro-ministro, lhe daria um prazo de 24 horas para ele abandonar o meu país. Considerações que me pareceram, então, francamente agastá-lo e que a mim me deram a satisfação do desabafo.

Fui acompanhando, depois do 25 de Novembro de 1975, a continuidade do seu sucesso como embaixador dos EUA, o seu regresso à pátria para assumir, em promoção pelo trabalho realizado em Portugal, as funções elevadas de number two da CIA, o retorno a Lisboa para instalação e presidência da EuroAmer e o "reencontro" com as amizades geradas nas angústias do PREC. "Enfin, lês beaux esprits se rencontrent" (...). "
Otelo Saraiva de Carvalho
Lisboa