sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Cardoso Pires não morreu

"Lavagante - Encontro Desabitado" é o título de um texto inédito de José Cardoso Pires (1925-98) publicado esta semana por uma nova editora portuguesa, a Edições Nelson de Matos.
Chamo-lhe texto inédito, porque é assim que ele ele vem classificado na capa do livro. Será romance? Será conto? Talvez seja conto. A classificação é pouco importante, de qualquer forma.
Ler uma coisa nova de um escritor desaparecido é sempre surpreendente. E sabe bem. Isso é que importa.
"Lavagante - Encontro Desabitado" é um texto, lê-se na badana, parcialmente publicado pela primeira vez em 1963 e que terá sido reescrito entre esse ano e 1968. Magnífico. Actual.
Excerto:

"Mas ele não era um lavagante, se é que podem existir homens-lavagantes, homens-vampiros, homens-louva-a-Deus. Se é que na forma de um bicho da Criação pode estar a imagem primitiva do homem no amor, a daquele que trabalha a presa à semelhança do seu mito, a do outro que a devora e a dum terceiro que é devorado por ela para cumprir um destino natural" (p. 25).
(Numa edição cuidada e bonita só esta gralha é que está a mais: na bibliografia de Cardoso Pires, na badana da direita, diz-se que é autor de "Alexandre Alpha").