quinta-feira, 12 de junho de 2008

Capote está de volta

Na "Time Out Lisboa" de 11 de Junho; excerto:Chegou finalmente a reedição da tradução portuguesa de Answered Prayers, o livro inédito de Truman Capote (1924-84) publicado depois da sua morte. As edições Asa já tinham dado à estampa, em 1993, uma versão portuguesa, que acabou por se esgotar. A Dom Quixote trá-lo agora de volta, sob o título Súplicas Atendidas. A tradução é a mesma de há 15 anos, assinada por José Luís Luna.

É um romance inacabado, que viu a luz do dia em 1987 (além deste, outro inédito foi conhecido em 2004 e também já está em português, Travessia de Verão). Em nota introdutória, incluída na versão portuguesa, Joseph Fox, editor de Capote, explica que o livro deveria ter saído em 1968. Assim tinha sido acertado entre o autor e a editora. Mas a vida boémia de Capote, mais o álcool e a droga e as crises de criatividade, levaram-no a adiar o prazo várias vezes. Tantas, que à data da sua morte a história estava por acabar.

Dos três capítulos que a compõem, o mais conhecido é o terceiro: La Côte Basque, sobre as aventuras sexuais, traições e manobras da alta sociedade americana num restaurante chique com o mesmo nome. “Monstros em Estado Bruto” (Unspoiled Mosters), o primeiro capítulo, tem importância por ser nele que, sob o disfarce da ficção, Capote relata parte da vida do seu amante Denham Fouts, um famoso prostituto de luxo dos anos 40. [ver este artigo sobre Denham Fouts] Bruno Horta

Artigo completo aqui.