terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Profs obrigados a poupar no tipo e tamanho de letra


«Uma circular do Ministério da Educação e Ciência (MEC) obriga as escolas a usar o tipo de letra TrebuchetMS, em tamanho 10 nas suas comunicações oficiais. Uma imposição que levantou polémica nos blogues de educação e cuja utilidade é questionada pelos próprios directores de escola. Para alguns, as novas regras são um sinal de incoerência de um ministério que afirma querer dar mais autonomia às escolas, mas que depois vai ao ponto de impor uma extensa burocracia com pormenores. Aliás, Manuel António Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), argumenta: "O mais importante é o conteúdo da comunicação não o tipo e tamanho de letra."
Manuel Esperança, do Conselho de Escolas, não percebe a intenção do MEC e defende que "as escolas deviam ter liberdade" para decidir este tipo de situação.
Já para o vice-presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima a medida só faz sentido se "houver alguma justificação técnica. Se alguém perde tempo a pensar nestas coisas é porque deve ter algum fundamento. Pode ser para reduzir o número de páginas usando uma letra mais pequena", acrescenta.
Na blogosfera, os professores criticam a decisão. "A mim parece-me bem, porque isto de criatividade e autonomia já foi chão que deu uvas e agora quer-se a formatação, a igualização do uniforme em letras TrebuchetMS Dez para que não restem dúvidas de que quem manda pode e quem pode manda", escreve a professora Ana Bela Magalhães, um dos muitos profissionais que criticam a medida em páginas próprias. […]»
[notícia publicada no "Diário de Notícias" de 20 de Fevereiro de 2012, pág. 21]