sábado, 27 de outubro de 2012

15 de Novembro


«Os média dão do surf uma imagem de riqueza, sexo e vaidade. Mas eu passei dez anos no guincho com a comunidade surfista, e vi que os verdadeiros surfistas são pessoas que romperam com a sociedade. Não têm dinheiro. Quase não comem. Levantam-se todos os dias de madrugada para ir surfar. Ficam horas no mar, à espera das ondas, em contemplação, sozinhos no frio. Mas ao mesmo tempo, quando a onda vem, há uma violência única de entrega a uma força incontrolável da natureza. Só saem da água quando estão totalmente esgotados, destruídos. No dia seguinte fazem o mesmo. O mar do Guincho é o mais inclemente, rejeita aqueles que não têm a humildade de aceitar esta violência. Quando conheci o Pedro Sousa, campeão júnior de surf, conheci este outro lado. E um dia apercebi-me que tinham um segredo. Havia um lugar no topo da serra onde às vezes iam passar a noite. Eram as ruínas do Convento dos Capuchos. O Pedro Sousa não me sabia explicar porque se sentiam atraídos por aquele sítio. Um dia, também eu subi a serra, saltei  o muro do convento, e sentei-me no claustro, preparando-me para passar ali a noite. Veio uma coluna de nevoeiro, das que vão passando no topo da montanha, que num segundo fez desaparecer o claustro, e depois o próprio convento. Na confusão das portas e das janelas escondidas, vi os monges nas suas tarefas quotidianas, abstraídos da minha presença, mas totalmente absorvidos numa oração interior. Tão rapidamente como veio, o nevoeiro levantou-se e desapareceu, levando os monges consigo. Eu sabia que o Pedro Sousa era um desses monges. Foi assim que começou o Deste Lado da RessurreiçãoJoaquim Sapinho