terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Comissão de censura

Durante anos, a SIC e a TVI (e, já agora, a Optimus, a TMN e a Vodafone) não se importaram nada que os senhores telespectadores usassem as páginas do teletexto para trocar mensagens de conteúdo pornográfico e fazer engates hetero e, sobretudo, homossexuais. De repente, reuniram-se com a Entidade Reguladora da Comunicação Social e já se importam.

Calculo que esta notícia não vá merecer os comentários e as reacções indignadas que mereceu a deliberação da ERC sobre o artigo de Eduardo Cintra Torres.

De qualquer modo, esta notícia, publicada hoje no "Meios & Publicidade", é mais uma prova de que a actuação da ERC está a minar a liberdade de expressão e que a entidade é, claramente, uma comissão de censura.

A notícia, brevíssima, é esta:

A SIC e a TVI desactivaram as salas de ‘chat’ nas respectivas páginas de teletexto, por terem sido detectados “conteúdos impróprios” nesta salas de conversação.

De acordo com informações divulgadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) em comunicado enviado às redacções, a decisão de encerrar estes serviços surge na sequência de reuniões mantidas entre o presidente do Conselho Regulador da ERC, Azeredo Lopes, e o presidente do Conselho de Administração da SIC, Francisco Pinto Balsemão, e o administrador da TVI, Miguel Gil.
Adriano Nobre, "Meios & Publicidade", 19/12/06