sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Notas

Os portugueses estão menos sorridentes, Gabriel Garcia Márquez vai lançar o segundo livro de memórias e Bush, disseram os tablóides americanos no Verão, sem que eu tivesse lido alguma coisa sobre isso nos jornais portugueses, terá tido um caso com Condoleezza Rice.


1 - As fotografias publicadas nos diários portugueses em 2006 mostram que as pessoas sorriem cada vez menos e com menor intensidade devido ao actual contexto social. Estas foram as conclusões apresentadas na semana passada num estudo inédito, "A expressividade do sorriso: estudo de caso em jornais diários portugueses", elaborado pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab) da Universidade Fernando Pessoa no Porto (UFP).
Os sorrisos mais utilizados nos diários portugueses foram o fechado e a face neutra. O primeiro, apelidado de "sorriso de Mona Lisa", expressa um pequeno movimento das comissuras labiais, enquanto no segundo, também chamado o sem sorriso, não existe movimento da face. (...)
Ao todo, 48.200 fotografias foram estudadas de acordo com a escala da "Percepção do Sorriso" criada no FEELab em 2003, retiradas dos diários portugueses PÚBLICO, 24 Horas, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Correio da Manhã e Diário Económico entre Janeiro a Dezembro de 2006. De fora ficaram as fotos dos desportivos e das revistas cor-de-rosa, por "não estarem perto da realidade" e não poderem ser avaliadas com exactidão.
Público, hoje (texto de Inês Belo Rocha)

2 - A história veio na edição de quarta-feira, dia 10, do jornal britânico The Guardian. Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa iriam estar juntos, num só livro - uma edição comemorativa dos 40 anos do romance Cem Anos de Solidão a sair no próximo mês de Março. O título falava em "sinais de degelo" numa "contenda" com três décadas. Era o anúncio do fim de uma zanga mítica que terminou com aquela que foi apelidada a mais famosa das amizades da literatura. (...)
A notícia desta suposta edição conjunta apanhou de surpresa Plínio Apuleyo de Mendonça, embaixador da Colômbia em Portugal, amigo pessoal dos dois escritores zangados e autor do livro O Aroma da Goiaba (uma conversa com García Márquez publicada em 2005 pela Dom Quixote). "Não pode ser, é impossível. Eu saberia disso se fosse verdade", declarou ao DN o homem a quem Gabo - diminutivo pelo qual o autor de Cem Anos de Solidão é conhecido entre os mais próximos - chama de a sua "memória". A novidade que Plínio Apuleyo tinha para revelar era outra. García Márquez acabava de lhe comunicar a decisão de avançar com a escrita do segundo volume de memórias Viver para Contá-la (o primeiro foi editado em 2002) para o qual conta com a colaboração do embaixador e amigo pessoal, por se tratar de um período da vida que ambos partilharam e que inclui precisamante o momento da zanga com Vargas Llosa.
Diário de Notícias, hoje (texto de Isabel Lucas)

3- In the summer of 2006, rumors caromed through the supermarket tabloids and the gossip blogs that major turbulence was rocking the Bush marriage, with Laura so irate over her husband's alleged tryst with Condoleezza Rice that she temporarily checked into Washington's Mayflower Hotel to cool her jets. Although Rice once Freudian-slipped in referring to President Bush as her husband, the rumors of an outright affair were unsubstantiated and soon receded into dormancy, occasionally resuscitated by that esteemed supermarket publication The Globe.
Vanity Fair, Fevereiro 2007 (texto de James Wolcott)