sábado, 31 de março de 2007

Cesariny deu um milhão de euros à Casa Pia

Mário Cesariny deixou em testamento um milhão de euros à Casa Pia. A intenção remonta a 2004, quando rebentou o escândalo na instituição, mas só agora a provedora da Casa Pia, Catalina Pestana, soube da doação proposta pelo escritor. Catalina Pestana realçou, à RTP, o efeito positivo desta doação para a "auto-estima" da instituição e lembrou que Cesariny foi "um poeta mal-amado", que quis ajudar outros"mal-amados". O dinheiro de Mário Cesariny será aplicado na construção de um centro de artes para os alunos da Casa Pia, a instalar em Xabregas, Lisboa. ("Público", hoje)


A propósito disto, é interessante recordar o que disse Cesariny sobre a Casa Pia numa entrevista ao Público, em 1 de Dezembro de 2004:

Tem acompanhado o chamado “caso Casa Pia”?
O escândalo de pedofilia é a exploração de um estado deplorável. Quando se começou
a falar disso, tive um pensamento fúnebre. Lembrei-me de que há países onde se descobrem escândalos nas universidades e outros países onde se descobrem escândalos de pedofilia. Mas, que eu saiba, não há nenhum país que junte as duas coisas, como o nosso. Temos um escândalo na Casa Pia e outro na Universidade Moderna. O podre está muito disseminado. Às vezes também penso: se tanta gente quer isso, porque é que não os deixam em paz…