terça-feira, 27 de março de 2007

"O amor nos tempos de cólera" é o melhor romance dos últimos 25 anos

"O amor nos tempos de cólera", de Gabriel García Márquez, e "A festa do chibo", de Mario Vargas Llosa, encabeçam uma lista "dos 100 melhores romances de língua castelhana dos últimos 25 anos" escolhidos por académicos, críticos e escritores.
A pedido da revista colombiana "Semana", escritores, editores e críticos literários da América e de Espanha escolheram os 100 melhores romances escritos a partir de 1982.

Além das obras citadas, aparecem na lista dois romances do falecido escritor chileno Roberto Bolaño - "Los detectives salvajes" e "2666" - "Noticias del imperio", do mexicano Fernando del Paso, e "Coração tão branco", do espanhol Javier Marías. Em sétimo lugar ficou "Bartleby e companhia", do também espanhol Enrique Vila-Matas e na posição seguinte "Santa Evita", do argentino Tomás Eloy Martínez.

Da lista constam ainda títulos como "Soldados de Salamina", de Javier Cercas, "Paisagem depois da batalha", de Juan Goytisolo, e "A cidade dos prodígios", de Eduardo Mendoza. Os três autores são espanhóis.