segunda-feira, 2 de abril de 2007

Sócrates telefona a jornalista para evitar publicação de notícia

José Sócrates telefonou "seis ou sete vezes" ao jornalista do "Público" Ricardo Dias Felner, autor da notícia sobre as falhas no dossier de licenciatura do primeiro-ministro, revelou José Manuel Fernandes, director do jornal, hoje à noite na SIC Notícias. Nesses telefonemas, Sócrates tentou convencer o jornalista a desistir da investigação, alegando, segundo relata José Manuel Fernandes, que o caso não tinha conteúdo noticioso.
O Vídeo:


Sobre o facto de Sócrates ter mentido sobre as suas qualificações profissionais (apresentava-se como engenheiro civil, mas esse título nunca lhe foi atribuído pela Ordem dos Engenheiros, a a entidade competente para tal) houve mais notícias no fim-de-semana:

- no sábado, o Expresso revelou que o diploma de licenciatura do primeiro-ministro foi emitido a 8 de Setembro de 1996, um domingo. "Frederico Oliveira Pinto, que diz ter sido o primeiro presidente do conselho científico da Independente e, na altura, professor de todas as cadeiras de Cálculo das licenciaturas de Engenharia garantiu ao Expresso nunca ter visto José Sócrates naquela escola, 'a não ser muitos anos mais tarde, durante uma oração de sapiência em que estava na assistência'.

'Foi tudo feito com o meu total desconhecimento', acrescenta, referindo-se ao processo de licenciatura, garantindo ainda que o plano de equivalências e de estudos de Sócrates não foi submetido a apreciação de qualquer órgão académico. 'O conselho científico só foi criado em meados de 97', já o actual primeiro-ministro tinha terminado o curso."

- no domingo, o Diário de Notícias escrevia: "José Sócrates tem sido aconselhado a gerir com a maior transparência esta questão, que "pode tornar-se um problema sério", como esta semana sublinhou um dirigente socialista ao DN. "Por menos que isto já alguns políticos foram cozinhados em lume brando", advertiu o mesmo dirigente."

Outras coisas sobre este assunto aqui, aqui e aqui.