terça-feira, 7 de agosto de 2007

Notas

1 - A ler, a entrevista de António Calvário à Ana Sofia Fonseca, na Sábado (2 de Agosto). Ele há muita maneira de se falar: "Não fui casado oficialmente, mas não imagina o número de casamentos que fui tendo... E continuo a casar de vez em quando, é mais interessante. Além disso, casei com o público".

2 - O último Jornal de Letras (1 de Agosto) é quase todo dedicado ao centenário do nascimento de Miguel Torga e inclui cartas inéditas que Eugénio de Andrade, Vitorino Nemésio e Eduardo Lourenço lhe enviaram. "Estou cada vez mais convencido de que a verdadeira sorte de um escritor é sofrer", diz Nemésio a Torga, a propósito da apreensão de "A Montanha", em 1941.

3 - Em Espanha, indo além do que Santos Silva queria fazer (30 dias para as empresas usarem e abusarem dos artigos dos jornalistas), o PSOE e o PP propõem que o direito de autor seja transferido dos jornalistas para os editores.

4 - "
Cândida faleceu no anonimato suburbano. O apartamento de Massamá onde finalmente atingiu a paz fica numa praceta, os rés-do-chão cobertos de grafittis, os edifícios de seis andares na monotonia do branco e castanho." Grande reportagem de Nuno Ferreira sobre a morte de Cândida Branca Flor. Recuperada aqui.

5 - O Sérgio B. Gomes, jornalista, teve a gentileza de falar no seu
blog, Arte Photographica, do artigo que escrevi para o Público sobre as fotógrafas Diane Arbus e Francesca Woodman.