segunda-feira, 5 de maio de 2008

Crónicas do Crime

O mês começa com o anúncio e o lançamento, respectivamente, de dois livros muito interessantes, ambos sobre crimes:
- "O Fim das Miragens - Crime no Jet-set", de Paulo Moura;
- "Humberto Delgado - Biografia do General Sem Medo", de Frederico Delgado Rosa.
O livro do jornalista Paulo Moura, publicado pela Dom Quixote, só deverá estar disponível, segundo informação da editora, no fim deste mês. O título é o de uma das várias notícias que o jornalista escreveu no "Público" sobre o julgamento de Maria das Dores, a socialite que mandou matar o marido em Janeiro do ano passado e foi condenada a 23 anos de prisão no início de Abril pelo crime de homicídio qualificado. Se as reportagens do julgamento já eram excelentes, do livro não se espera outra coisa.

A biografia de Delgado, assinada pelo seu neto, já está à venda (já se encontrava hoje em algumas livrarias de Lisboa). O lançamento oficial, segundo se lê no 'site' da Fundação Humberto Delgado, é esta quarta-feira, dia 7, às 19h00, na Assembleia da República. O momento servirá para iniciar as comemorações do cinquentenário das eleições presidenciais de 8 de Junho de 1958, a que Delgado concorreu e que em grande medida determinaria o seu assassinato em 1965, em Espanha.
É um grosso volume, com milhentas referências bibliográficas, o que indicia um bom trabalho. A tese principal do livro, segundo foi divulgado na semana passada pelo autor, é a de que Delgado não foi morto a tiro, como se provou em julgamento, mas sim por espancamento.
As primeiras páginas estão aqui, em PDF.