sábado, 30 de agosto de 2008

Inédito de Cunhal a 6 de Setembro


A nova edição de Quando os Lobos Uivam de Aquilino Ribeiro, pelas edições Avante!, inclui um inédito de Álvaro Cunhal. Trata-se de um prefácio para o livro, escrito talvez para uma edição estrangeira, mas que não chegou a ser publicado. O texto do dirigente comunista foi descoberto nos arquivos pessoais de Cunhal por Francisco Melo, responsável da editora, e integrado no livro que vai ser lançado na próxima edição da Festa do ‘Avante!’ (5, 6 e 7 de Setembro), estando prevista a apresentação no sábado, 6.

Segundo Francisco Melo, o original “estava todo dactilografado, incluindo a assinatura”. Não está datado, mas sabe-se que foi escrito em 63, por fazer diversas referências a esse ano (a começar pela morte de Aquilino Ribeiro, ocorrida a 27 de Maio) e, sobretudo, pelo facto de o autor afirmar, no final, “Vivendo há 37 anos nas trevas fascistas,(...)”. Ou seja, 37 anos após o 28 de Maio de 1926, que instaurou a ditadura.

O prefácio de Álvaro Cunhal foi, assim, escrito durante o seu exílio, provavelmente na ex-União Soviética ou na antiga Checoslováquia. Nair Alexandra, "Expresso", hoje