sábado, 9 de maio de 2009

"Não me venham alargá-la"

Um católico que vote no PS não está a cumprir os preceitos do Evangelho?

Não conheço o programa do PS, porque os programas dos partidos ainda não foram tornados públicos.


Conhece a parte do casamento homossexual. É abusivo dizer que a Igreja diz aos católicos para não votarem PS...

Podem fazer essa leitura. Não me peçam a mim que a faça. Porque o que dizemos sobre o casamento homossexual — acusam-nos erradamente de ser homofóbicos — só tem a ver com o conceito de família. Aliás, seria preciso mudar o Código Civil e dar uma volta à Constituição. Com a cultura que recebi, com a fé que tenho e com a compreensão da humanidade que tenho, perfilho uma concepção de família. Não me venham alargá-la ao infinito. Agora se vota neste ou naquele partido, ah isso é responsabilidade sua! Tem de se confrontar com o querer um determinado tipo de sociedade e, depois, amanhã, assumir as consequências disso.

[José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, entrevistado pelo Expresso, hoje]

foto de António Pedro Ferreira