segunda-feira, 6 de julho de 2009

No Brasil ou em Marte

Miguel Sousa Tavares ao DN, ontem:

Ultimamente as suas crónicas são muito pessimistas.

Porque estou muito zangado com Portugal.

Anda-lhe mesmo a apetecer ir-se embora, emigrar?

Onde é que foi buscar isso?

No dia 22 de Junho, na sua crónica que dizia que "o País está um sufoco, sem saída e sem viabilidade à vista".

Não, não! Essa ideia de que eu quero emigrar?

Não há ninguém que queira viver num país como este descrito por si. Pelo menos, no seu perfeito juízo.

Mas é verdade. Estou a pensar ir-me embora.

É?

É verdade. Estou a pensar nisso há um ano.

Para ir para onde?

Para o Brasil. É um país novo, de que eu gosto há muitos anos. E sou muito bem tratado sem ser popular na rua, o que é óptimo. É um país optimista, não está cansado, não está desiludido, sem esperança. Mesmo que agora haja tanta asneira feita no Brasil, todos os dias, não é? Só que eles têm espaço e tempo para uma maior dose de asneira do que nós. Agora desvendei uma coisa que não era suposto desvendar, mas é um plano que ando a alimentar há um tempo, de facto.

[aqui]


***

Saramago ao DN, hoje:

"José Saramago confessa a sua preocupação com a hipótese de a pianista Maria João Pires renunciar à nacionalidade portuguesa e ir viver para o Brasil. Quanto ao caso do autor de 'Rio das Flores', o Nobel da Literatura de 1998 diz-se "bastante indiferente". (…) Ao responder brevemente sobre o caso deste autor, disse: "Tanto me faz que ele vá para o Brasil ou para Marte"."

[aqui]