sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Biblioteca de jornais a caminho da Lapa

Caro leitor: tem exactamente oito dias para ir à Hemeroteca antes que se acabe. Depois, só em 2014. Bruno Horta explica o que se passa. As fotos são de Joana Freitas.

“Pelas notícias da Corte de Viena se sabe que o emperador dos turcos continua os seus aprestos militares contra a Europa.” É com novidades do Império Otomano que começa a notícia de abertura da primeira edição da Gazeta de Lisboa, publicada há quase três séculos, em Agosto de 1715. Foi precursor dos jornais portugueses e publicou-se até 1833. É uma das jóias da coroa da Hemeroteca Municipal.

A Time Out Lisboa visitou esta semana o Palácio dos Condes de Tomar, ali junto ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, e viu pela última vez nos próximos meses a Gazeta e outras preciosidades. Entre elas, o jornal humorístico  Os Ridículos, que começou em 1895 com o objectivo de “ridicularizar, apepinar, troçar a humanidade em geral e os políticos em particular”. E ainda as edições do venerado República que deram a notícia do 25 de Abril de 1974. Daqui a oito dias, começa tudo a ser encaixotado e alguém apagará a luz do palácio. A Hemeroteca muda de instalações, precisamente 40 anos depois de ali ter chegado. 

A Câmara diz que o processo será rápido e que ao longo de 2014 vai reabrir a Hemeroteca na zona da Lapa. A data certa é desconhecida, mas é sabido que durante meses a cidade estará privada desta biblioteca com 23 mil títulos de jornais e revistas, de 1715 até hoje.

O transporte dos periódicos “vai ser feito inicialmente para o depósito central da rede de bibliotecas” de Lisboa, explica Susana Silvestre, chefe de divisão da Rede de Bibliotecas da Câmara Municipal. “Numa segunda fase uma parte do acervo transitará para novas instalações e outra parte permanecerá em depósito de retaguarda como é habitual em todas bibliotecas”, acrescenta, o que pode indicar que o novo edifício tem capacidade restrita.

O encerramento esteve previsto para 7 de Setembro, depois foi adiado para 12. E agora deve acontecer no próximo dia 5 de Outubro. A degradação das actuais instalações tem sido apresentada como argumento. Susana Silvestre não quer, no entanto, entrar em detalhes. Diz apenas que em termos de alternativas, durante o período de mudanças, “o melhor é sem dúvida a Biblioteca Nacional”, que “tem uma colecção idêntica”.

O coordenador da Hemeroteca, Álvaro Costa de Matos, acrescenta que a Hemeroteca Digital (hemerotecadigital.cm-lisboa.pt) pode ser uma alternativa e por isso passará a publicar novidades todas as semanas – mas apenas de periódicos relacionados com Lisboa. Em Dezembro de 2005, o risco de derrocada do edifício já tinha levado ao encerramento temporário dos serviços, a que se seguiram obras de restauro, em Fevereiro de 2006. Nessa altura, falava-se da transferência da Hemeroteca para o antigo edifício do jornal Record, na Rua da Atalaia. A ideia chegou a ser defendida pela direcção da Hemeroteca, mas nunca se concretizou.  As novas instalações situam-se no antigo complexo desportivo da Lapa, na Rua Almeida Brandão, perto do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

O edifício ocupa uma área de dez mil metros quadrados e estava abandonado desde 2007, ano em que a empresa imobiliária de capitais públicos Estamo o comprou ao Instituto do Desporto de Portugal por cerca de 8 milhões de euros, escreveram então os jornais.

Em Junho do ano passado, a Câmara de Lisboa tomou posse do complexo e fez algumas obras. Está agora prevista a instalação da Hemeroteca e a reabertura dos espaços desportivos.

Quanto ao Palácio dos Condes de Tomar, passa para as mãos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Fonte da instituição diz que o futuro uso do palácio ainda não está definido e que numa primeira fase serão feitas obras profundas de reabilitação.

O palácio fica na Rua de São Pedro de Alcântara, foi construído por particulares na segunda metade do século XIX e comprado pelo município em 1969 – por cinco mil contos. A Hemeroteca foi ali instalada em Outubro de 1973 com base na colecção de periódicos que existiam na Biblioteca Municipal Central, no Campo Pequeno.

Em termos arquitectónicos e artísticos, explica o site da Câmara, trata-se de um edifício de linguagem romântica com soluções decorativas que incluem o estuque, o couro, o vidro pintado e colorido, o azulejo e o ferro forjado.

Para se perceber a importância da Hemeroteca bastará dizer que é frequentada diariamente por dezenas de investigadores, jornalistas e estudantes. De acordo com Susana Silvestre, houve 48 mil leitores em 2012, o que dá uma média diária de 154 pessoas.

[texto publicado na Time Out Lisboa de 25 de Setembro de 2013 , pp. 10 e 11]