quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

Conversa da treta

A colecção de arte de Joe Berardo está avaliada, segundo a Christie's, em 316 milhões de euros, anunciou hoje a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, numa cerimónia pública no Centro Cultural de Belém. O valor é suficiente para construir três Casas da Música ou dois Centros Culturais de Belém, disse a ministra. Para ela, albergar a colecção no CCB constituía um "dever patriótico".

A avaliação foi feita peça a peça. Só um dos quadros de Picasso vale 18 milhões de euros, outro, de Bacon, vale 15 milhões, disse há minutos Isabel Pires de Lima no Jornal das 9, na SIC Notícias.

A abertura do Museu só acontece no segundo semestre de 2007, o que contradiz os prazos inicialmente avançados (fim de 2006). Em Julho, haverá um espectáculo "nunca visto" de apresentação da colecção, disse Berardo na cerimónia de hoje.

O Estado vai dar a Berardo 500 mil euros por ano para a compra de novas obras. E o funcionamento do museu custará ao Estado 1,5 milhões de euros em 2007, anunciou a ministra na SIC Notícias.

O fim da Festa da Música do CCB, diz Pires de Lima, não se fica a dever à abertura do museu Berardo.