quinta-feira, 5 de abril de 2007

Texto inédito de Cesariny publicado pela Assírio & Alvim

Um texto e várias imagens inéditos da autoria de Mário Cesariny são a principal novidade da revista literária "A Phala". A publicação foi editada pela Assírio & Alvim durante anos, mas estava suspensa. Regressa agora. Tem novo formato. É uma revista. A cores.
O número é quase todo dedicado a Mário Cesariny. Inclui, a propósito, um texto de Herberto Helder.
A parte final de "A Phala" é sobre a tradução, com depoimentos de nomes grandes do ofício: Pedro Tamen, José Bento, João Barrento e Frederico Lourenço, entre muitos outros.
Excerto do texto inédito de Cesariny, intitulado "Passagem dos Sonhos":
(...)
Desde o alto da rua Barata Salgueiro recomeço a voar. Digo «recomeço» porque no meu sonho há lembrança nítida de incursões semelhantes, iniciadas sempre nesta rua. Quando começo a correr para «levantar», a habitual sensação de não estar certo de poder fazê-lo ainda uma vez mais. Lançado no espaço, voo a baixa altura, quase entre o trânsito das ruas. Depois ganho altura, entro no espaço abstracto, sem imagens, que será para o homem o voo puro. Os meus braços abertos são os reguladores da direcção. Desço, quase a rasar o solo, sobre a avenida da República, em direcção ao Saldanha, que oferece o seu aspecto habitual num fim de tarde de verão. Vinda da avenida Fontes Pereira de Melo e voando baixo como eu, surge uma mulher magnífica, solene, com um longo fato de renda negra cujo ondear a continua no espaço. Reunimo-nos sem trocar palavra, fitando-nos apenas, e, sem desvio na direcção comum, lado a lado traçamos lentamente dois círculos concêntricos à estátua de bronze, em baixo, afligida de grande circulação automóvel. Depois tomamos pela avenida Duque de Ávila, em direcção ao Arco do Cego, e sonho que acordo em casa do José Cardoso Pires, no Largo de Arroios. O dono da casa saúda-me jovialmente, não estranhando a minha súbita presença no seu quarto de estudante.
(...)