sexta-feira, 29 de junho de 2007

"A oralidade é um traço rude, de fortes tintas, em áspera tela"

Crónica de Fernando Alves, lida na terça-feira na TSF:

O gramaticida arteiro

É por vezes terrível o fosso entre a frase escarrapachada em papel de jornal e a sua oralidade – quando a prosódia não é grande espingarda. Sabendo-se o que a casa gasta, e estando o gramaticida de rédea solta gramaticando, crescem as possibilidades de novas fronteiras. Assim, boquiabrimos o espanto, seguindo as incessantes farpas que o comendador vai lançando ao presidente do conselho de fundadores. De prima-dona a menino mimado, vai o verbo emoldurando a sua iconoclastia.

Comendadoria comenda, não se detém em comenos. A oralidade é um traço rude, de fortes tintas, em áspera tela. Ocorre que, lida no jornal, a frase com que o comendador dá na televisão a estocada ao já semi-retirado presidente do conselho de fundadores, deixa lavrado em acta: “se ele está com problemas de saúde, ou com problemas mentais, que se vá é curar”. Mas, ouvida, uma e outra, e ainda outra, vez ouvida, ganha a frase outra patine ensalivada: “se ele está com problemas de saúde, ou com problemas mentais, que se vaia curar”. Teríamos neste caso o verbo ir, chamando à sua própria concha de sonoridade a vaia que a frase merece, por ir mal conjugado – assim pedindo zombaria e motejo.

O gramaticida foragido às regras, do verbo ir perdido, errátil; assim se vai, por mais fortuna e humor errante, criando um estilo, sujeito à vaia, é claro, pois se vai a margem condescendente dissipando. Da arte possuindo vasto arsenal, e o artifício, e a artimanha, da arte arteiro, e do fino gosto, em lavor próprio ou por requintado conselho aprimorado, é chegado, talvez, o momento de o comendador investir em porta-voz ou em gramáticas. O resto, a mais funda substância da frase, pede outro prontuário e, porventura, outra vaia. Fernando Alves