quinta-feira, 28 de maio de 2009

O casamento muda tudo?

O Público escreve que José Saramago, Lídia Jorge, Daniel Sampaio, Alexandre Quintanilha, Herman José, Miguel Sousa Tavares, vão estar no domingo à tarde no cinema São Jorge, em Lisboa, para apresentar o Movimento Pela Igualdade no Acesso ao Casamento Civil (MPI). Um eufemismo para apoiantes do casamento gay.
Diogo Infante, Ana Zanatti, Fernanda Câncio, Jorge Corrula e Alexandra Lencastre são outros do apoiantes.

O manifesto que subscrevem diz a certa altura:
no reconhecimento pleno da vida conjugal e familiar dos casais do mesmo sexo que se joga o respeito colectivo por todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, e pelas famílias com mães e pais LGBT".
Pergunta: se o reconhecimento das uniões de facto gay em Portugal e a lei do casamento gay em Espanha não melhoraram a forma como os gays são vistos em Portugal ou em Espanha, por que razão se acha que vai o casamento gay em Portugal mudar alguma coisa?

O recente relatório sobre homofobia na União Europeia (aqui em PDF) não consegue afirmar com certeza que a homofobia em Espanha é menor desde que o casamento gay passou a ser permitido, em 2005. Já no que diz respeito à discriminação de jovens espanhóis LGBT na escola o relatório é claro: continua a verificar-se.

Já agora: é de levar a sério este proselitismo de última hora de pessoas com poder e visibilidade que nunca se assumiram publicamente como homossexuais e ao não se assumirem têm sustentado a homofobia em Portugal?